em

Como Alex Craig conseguiu $72.000 em 4 meses a vender batatas na Internet

Como Alex Craig conseguiu $72.000 em 4 meses a vender batatas na Internet (1)
avatar_Paulo

O que é que a maioria dos empresários vendem?

Software. Aplicações. Cursos online.

Coisas convencionais e aborrecidas.

Mas Alex Craig tinha o seu próprio conjunto de ideias.

Ele vendia batatas.

Sim, ouviu-me bem; BATATAS

Como Alex Craig conseguiu $72.000 em 4 meses a vender batatas na Internet

Em 2015, o criador de aplicações de 24 anos de idade ganhou muito dinheiro a vender batatas pela internet.

Seis meses após a sua criação, vendeu o negócio por $42.000. Acrescentando os $30.000 dólares que fez antes de o negócio ser vendido, ganhou 72.000 dólares no prazo de 4 meses desde o inicio do negócio.

Seja o Primeiro!

Receba na sua caixa de e-mail novos "Case Studies" de negócios de sucesso!


Inscreva-se já!

Alex iniciou o site Potato Parcel, um negócio construído com base na ideia de que as pessoas quereriam enviar batatas com mensagens sobre elas. Para citar o lema do website, “A melhor alternativa a um cartão de felicitações ou flores. Enviar uma batata pelo correio”.

Como disse Alex, “fez dezenas de milhares de dólares e, ao mesmo tempo, marcou inúmeras pessoas”.

É o modelo de negócio mais estranho que já vi durante anos.

Mas funciona.

Agora, como é que ele descobriu uma ideia tão diferente?

Leia para descobrir.

Como nasceu o negócio das batatas

Primeiro que tudo, Alex não inventou a ideia.

Ele tropeçou nela.

Tudo começou em Maio de 2015, Alex viu um correio no Reddit de um carteiro mostrando uma única batata com um selo.

Como Alex Craig conseguiu $72.000 em 4 meses a vender batatas na Internet2

O artigo do Reddit ainda está disponível, veja aqui.

Para a maioria das pessoas que leram o artigo, foi um abrir de olhos. A maioria das pessoas não sabia que se podia escrever uma morada numa batata e envia-la.

Perguntaram ao carteiro o que mais lhes era permitido enviar, e esse correio tornou-se rapidamente um dos artigos do Reddit mais interessantes nesse mês.

Alguns perguntaram se podiam enviar legumes:

Como Alex Craig conseguiu $72.000 em 4 meses a vender batatas na Internet3

E côcos:

Como Alex Craig conseguiu $72.000 em 4 meses a vender batatas na Internet4.jpg

Graças ao elevado nível de engagamento, estava na página principal do Reddit, e foi aí que Alex o encontrou.

Para a maioria dos Redditors, foi fixe. Para o Alex, foi uma oportunidade.

Ele decidiu criar um website que permitia às pessoas enviar mensagens personalizadas anónimas a quem quisessem numa batata.

Nessa noite, Alex devia sair com a sua namorada. Ele cancelou o encontro (não me pergunte o que ela pensava dele) para construir um website onde as pessoas podiam pagar-lhe para enviar anonimamente uma batata com uma pequena mensagem escrita nela. Não é necessário envelope.

Algumas horas mais tarde, foi para o ar. Chama-se PotatoParcel.com.

Aqui está como era na altura:

Como Alex Craig conseguiu $72.000 em 4 meses a vender batatas na Internet5

Bastante feio.

Mas era suficientemente bom para fazer o trabalho, e isso era tudo o que importava.

Ele decidiu que a velocidade era mais importante do que a decoração, porque Alex sabia que ia ser grande. Além disso, ele podia otimizar o website mais tarde.

Alex publicitou o site no Reddit no dia seguinte. Em apenas dois dias, gerou mais de $2.000 em vendas. E isso foi apenas o começo.

Graças ao Reddit, o site de Alex rapidamente se tornou viral. Como todos sabemos, as pessoas adoram partilhar coisas nas redes sociais. Muitos dos que receberam batatas enviadas pelos seus amigos decidiram espalhar a palavra online.

Vá lá, é difícil para si não enviar um tweet ou publicar sobre isso se um dia recebeu uma batata. Aqui estão algumas delas nos primeiros dias da Batata Parcel.

Boom, esta foi a primeira vaga.

E a loucura continuou a espalhar-se quando aqueles que receberam batatas decidiram enviar algumas também.

Do Reddit, as redes sociais assumiram o controlo. Rapidamente chamou a atenção da USA Today. Eles juntaram-se a Alex, e acabaram por relatar a sua estranha ideia de negócio:

Logo a seguir a essa reportagem ter ido para o ar, a Potato Parcel disparou em termos de exposição mediática!

Mas não acabou aí. O Potato Parcel convidou mais, sim, mais cobertura mediática de outros meios de comunicação social.

Logo apareceu no Good Morning America, CNBC, The Chive, e Playboy. Foi transmitido por estações de televisão e rádio dos EUA.

Estas são algumas das menções mais populares dos meios de comunicação social:

Entrepreneur.com
Mashable.com
NYDailyNews.com
Yahoo.com
AOL.co.uk
CNBC.com
Newser.com
Cosmopolitan.com
DailyMail.co.uk

Se olhar para o ecrã de estatísticas de tráfego abaixo, notará que há picos de tráfego muito óbvios no site todos os meses. Isto é causado por uma menção mediática a entrar em directo.

O resultado?

Em menos de 4 meses, o Potatoe Parcel recebeu 1 milhão de page views com 766K visitantes únicos:

Obviamente, as vendas vieram com o trafego gerado.

Dentro do mesmo período, Alex enviou 3337 batatas levando a mais de $46.000 em receitas.

Dos 46.000 dólares, 30.000 dólares foram lucro.

Aqui está a repartição mensal das receitas e lucros da Potato Parcel:

Os números são super espectaculares, considerando que as vendas chegaram sem que Alex tivesse de gastar um único cêntimo em publicidade. O tráfego era gratuito.

Eis o que é interessante. Se olharmos para a relação receita/lucro de Alex, notamos que ele fez cerca de 65% de cada batata enviada. Isso é uma margem de lucro super lucrativa. Se isto não é ridiculamente elevado, não sei o que é.

Outra grande coisa sobre a expedição de batatas é que Alex não precisa de manter nenhuma em stock. Elas estão em todo o lado, e isso significa que não há dores de cabeça no inventário. Alex comprou todas as batatas do seu Wal-Mart local.

Crescimento rápido, alta margem de lucro, baixas despesas operacionais, mais usar o Wal-Mart como o seu armazém, é a marca de um grande negócio todo colocado num só produto, graças a uma ideia inteligente que Alex aproveitou a oportunidade de um posto do Reddit.

A venda do Potatoparcel.com

Segundo Alex, ele enviava cerca de 100 batatas por dia no auge do seu negócio. São 30.000 batatas por mês!

Ele estava ocupado com o seu trabalho a tempo inteiro e não conseguia acompanhá-lo. Por isso, contratou a namorada do seu colega de quarto para o ajudar nas operações diárias.

Ele até planeou levar o negócio para o estrangeiro, pois reparou em alguns visitantes de fora dos EUA de língua inglesa. Havia certamente negócios a serem feitos lá.

As coisas mudaram alguns meses mais tarde.

Recebeu um e-mail da Flippa – um marketplace popular para a compra e venda de websites.

Os representantes da Flippa aproximaram-se de Alex para ver se ele estava disposto a vender o Potato Parcel.

Aqui está uma coisa que muitas pessoas não sabem sobre a Flippa. Pensam que é apenas um marketplace onde as pessoas listam os seus websites para venda, mas isso é apenas parte da história.

O Flippa também tem uma equipa especial activamente à procura de sites interessantes que têm recebido muito burburinho. Em seguida, perguntam aos proprietários dos sítios se estão dispostos a vender.

Quando o Flippa se aproximou de Alex, apanharam-no desprevenido. Antes disso, ele nem sequer tinha considerado tal ideia. Como poderia equacionar essa opção, quando o site estava no seu auge.

Mas depois de trocar alguma correspondência com o Flippa, e após muita consideração; ele mudou de ideias.

Eis algumas razões pelas quais Alex decidiu vender a Potato Parcel no final, e elas fazem muito sentido.

1. O crescimento começou a abrandar.

Embora as vendas ainda estivessem a chegar, mas numa análise mais atenta, ele notou que, após 4 meses de crescimento louco, estava a perder ímpeto – especialmente no final de Agosto.

O ímpeto trazido pelas menções dos media estava a desvanecer-se. A menos que Alex conseguisse apresentar novas ideias de marketing para exposição, não iria apreciar a avalanche de encomendas durante muito tempo. Com isso, fazia realmente sentido que ele saísse do jogo com lucro.

2. Ele confiava demasiado no tráfego do Reddit.

Um desafio para Alex era que ele dependia demasiado do Reddit. Sem menções mediáticas, 35% de todo o tráfego provinha do Reddit. Era arriscado porque Reddit era conhecido por derrubar posts sem aviso prévio. Como se costuma dizer, não ponha todos os seus ovos no mesmo cesto. Isto fez Alex pensar muito.

3. Ele não conseguia expandir-se suficientemente depressa para tirar partido do mercado ultramarino.

Quando Alex olhou para a sua Analytics, percebeu que 15% do seu tráfego vinha de 4 outros países. Não ia ser rentável para ele enviar batatas para o estrangeiro utilizando o correio aéreo internacional; o transporte marítimo custaria mais do que a própria batata.

Para facilitar a entrega, ele tinha de encontrar alguém em cada país para tratar do transporte marítimo. E isso ia dar uma tonelada de trabalho. Lembre-se, ele ainda tinha um trabalho a tempo inteiro.

4. Ele estava lá pelo dinheiro, não pelo negócio.

Vender batatas não fazia realmente parte da sua vida, a oportunidade apenas apareceu à sua frente enquanto ele estava lá e pronto.

Como disse Alex: “Não vejo as batatas serem a minha carreira”.

“Não há um plano de cinco anos”. O verdadeiro plano é quanto tempo posso mantê-lo comigo a trabalhar a tempo inteiro e fazer isto ao meu lado. Estou apenas concentrado em tentar ganhar o máximo de dinheiro possível enquanto trabalho na minha carreira”.

Fazer com que um negócio se torne viral e ganhar algum dinheiro rápido é uma coisa. Fazê-lo crescer para um negócio sustentável durante os próximos 5 ou 10 anos precisa de muita paixão e empenho. Se ele não estivesse lá por muito tempo, fazia muito sentido abandonar o negócio.

Depois de lançar mais algumas trocas de emails com os representantes do Flippa, Alex vendeu o seu site a eles por $42.000. Acrescentando os 30.000 dólares que fez antes de o site ser vendido, ele ganhou 72.000 dólares no prazo de 4 meses desde o inicio deste negócio.

Aqui está o seu leilão no Flippa em acção:

Como Alex Craig conseguiu $72.000 em 4 meses a vender batatas na Internet8

Você não precisa de ideias originais para ser bem sucedido

A história de Alex é um exemplo perfeito disto mesmo.

Ele não foi a única pessoa que viu o posto no Reddit, mas foi ele quem agiu. Se ele não tivesse tornado a ideia numa realidade, teria sido apenas uma entre os milhões e milhões de ideias que nunca passaram da fase de sonho do cachimbo.

O que retiramos deste estudo de caso?

As ideias são inúteis sem a habilidade e o esforço para as executar. As pessoas surgem sempre com grandes ideias, mas se não fizerem nada com elas, não geram qualquer valor.

Por isso, da próxima vez que vir uma publicação no Reddit ou Facebook altamente engajada, mantenha-se atento a quaisquer oportunidades que possam surgir com elas.

Quem sabe, poderá obter apenas um lucro de cinco dígitos com essa simples ideia.

Espero que tenha obtido valor com este artigo.

Se gostou, deixe a sua opinião nos comentários abaixo.

Escrito por Paulo RIbeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

como ganhar dinheiro durante a pandemia

9 formas simples de ganhar dinheiro durante a pandemia

Como Mikael Cho Recebeu 1 Bilhão de Visitas para o seu Website Sem Gastar Um Centavo em PPC e SEO